top of page

Novas tecnologias aplicadas à Educação de Adultos

Necessidade

Modernizar e inovar as práticas pedagógicas através das novas tecnologias

Objetivos

Implementar novas ferramentas de TIC e tecnologias digitais nas práticas de ensino/aprendizagem e avaliação (e.g. aplicações, plataformas WEB, questionários e jogos interativos); saber trabalhar com estas ferramentas para promover a motivação, criatividade e pensamento crítico dos adultos; aplicar novas tecnologias em situações específicas, como no ensino de adultos com necessidades especiais e no ensino de línguas; conhecer e desenvolver competências associadas a métodos de aprendizagem alternativos aos que estão a ser desenvolvidos atualmente.

Curso Proposto

"Using Technology in the Classroom" (Split, Croácia).

Conteúdos

Os conteúdos incluem tecnologias e ferramentas digitais das tecnologias de informação e comunicação que podem ser aplicadas no ensino-aprendizagem e avaliação, incluindo os seus benefícios no aumento do pensamento crítico, criatividade, da motivação e no ensino de pessoas com necessidades especiais. Integra a aprendizagem baseada em projetos, aula invertida, b-learning e vários tipos de aplicações e recursos online que podem ser usados na sala-de-aula/formação (e.g. Socrative, Padlet, Khan Academy, Edmodo, Redes Sociais, Telemóveis como ferramentas educacionais, jogos, questionários online).

CURSO REALIZADO

"Game Based Learning"

Datas de realização: 15-21 outubro 2022

Local de realização: Split - Croácia

Entidade formadora: Maksima Training Centre

Objetivos

  •  Usar jogos e gamificação para estimular o interesse dos formandos e incentivar a participação;

  •  Incorporar ferramentas de TIC em sua sala de aula;

  •  Aumentar a motivação e envolvimento dos formandos;

  •  Explorar estratégias de promover o pensamento crítico e as competências de resolução de problemas;

  •  Trocar ideias e partilhar experiências de boas práticas;

  •  Melhorar estratégias de gestão de sala de aula;

  •  Incentivar o trabalho em equipa entre os formandos;

Testemunhos

"Pomalo… Pomaaaloo!!

Chegados a Split – Croácia, esta foi a primeira palavra/expressão apresentada pela Ana, formadora que nos fez a receção de boas-vindas aos 7 dias que iriamos ter de formação, no âmbito do programa Erasmus+, promovido pela Associação Barafunda. As nacionalidades presentes eram bastante diversas, para além de Portugal, estavam representantes de Espanha, Alemanha, Suécia, Letónia, Lituânia, Ilha de Reunião, França, perfazendo cerca de 40 participantes, divididos por 4 cursos.

A expressão pomalo, muito usada sobretudo pela população croata que vive junto à costa, na região da Dalmácia. É como que um cumprimento, a palavra não se encontra nos dicionários croatas, porque é própria do dialeto dálmata. Literalmente, “pomalo” significa ir com calma, sem stresse, mas também devagar, sem preocupações. Sendo mesmo este o espírito que encontrámos ao longo de toda a semana de trabalho/formação.

O curso em que participei “Game Based Leaning”, uma formação para ajudar a desconstruir o ambiente de ensino-aprendizagem em sala de aula, usando jogos, quer sejam estes tecnológicos ou não, podemos sempre usar a “velha caneta e folha de papel”, mas usando jogos como método e estratégia de aprendizagem. A formação foi muito rica, com formadores bastante simpáticos e disponíveis para ensinar e aprender, cheia de partilhas de experiências e apresentação de várias estratégias, jogos e aplicações que podem ser usadas em contexto de aulas/formação. Com uma forte componente prática, trabalhámos em grupos, conseguindo também desta forma interagir com pessoas de outras nacionalidades e assim podendo também praticar a língua inglesa, única língua comum aos vários participantes. 

Para além da formação, foi-nos também possível conhecer a cidade, a sua história e cultura, foram-nos feitas visitas guiadas, onde pudemos conviver e aprender um pouco acerca da cultura da Dalmácia. Foi sem dúvida uma semana de aprendizagens, partilhas e experiências a muitos níveis, onde sem dúvida se vem com uma bagagem mais cheia e muito mais rica e com muitas histórias e aprendizagens para partilhar."

Catarina Félix

“Esta experiência de formação Erasmus+, teve como destino a bela cidade de Split, no belo país da Croácia.  Com formação em “Game Based Learning”, tivemos a oportunidade de conhecer novas técnicas de formação usando as novas tecnologias. A pertinência desta formação reforça-se na crescente necessidade que todos temos de trabalhar o conhecimento usando as ferramentas do trabalho a distância.

Toda a experiência de Erasmus+ permite criar ligações com novas culturas, novas pessoas, e nesta formação, também ela intercultural, tivemos colegas de diversos países, da Estónia, Letónia, Suécia, Ilha de Reunião e Espanha, sendo os formadores croatas.   

Outra das vantagens destas formações é poder conhecer um país diferente nas suas paisagens e gastronomia. A Cidade de Split é conhecida pelas belas paisagens sobre as montanhas, mar Adriático, as ilhas croatas, os vestígios romanos, as pequenas ruas na zona histórica, que parecem labirintos, fazem de Split uma cidade a ser visitada. Também conhecida pelos fervorosos adeptos do Hadjuk Split, primeira claque de futebol na Europa, que por sinal a ideia da claque foi trazida por marinheiros croatas na década de 50, regressados do brasil, sendo o nome da claque “Torcida”. Cidade também conhecida pelas filmagens da famosa série Guerra dos Tronos.

Para finalizar, fica uma palavra croata: POMALO, a forma como veem e pensam a vida, há-de ser amanhã, levem as coisas com calma.”

Filipe Marques
filipe 1.png
bottom of page