Orientação ao Longo da Vida e Empregabilidade
Necessidade
Introdução de novas práticas de OLV e promoção da empregabilidade
Objetivos
-
Avaliar e desenvolver as competências dos colaboradores ao nível da OLV e promoção da empregabilidade (desenvolvimento da autoconsciência, planeamento de objetivos de carreira;
-
Refletir sobre a trajetória profissional, técnicas de procura de emprego;
-
Conhecer estratégias para equilibrar diferentes papéis de vida e lidar com os desafios de carreira;
-
Aumentar a satisfação com a vida profissional.
Curso Proposto
"Career development survival kit: Enhance employability and improve career prospects of teachers and students"
Período estimado da atividade: Curso de 7 dias em 2021 (Ljubljana, Eslovénia).
Conteúdos
Este curso engloba o desenvolvimento de carreira enquanto resposta às constantes transições e mudanças globais, e como alavanca crítica para otimizar o funcionamento do mercado de trabalho e apoiar as pessoas a gerir a aprendizagem e o trabalho ao longo da vida. Os conteúdos incluem: modelos teóricos relevantes e terminologia básica; processo de autoavaliação das competências de gestão de carreira (no sentido de avaliar quais necessitam de desenvolvimento); competências para uma gestão de carreira relevantes no século 21; técnicas, exercícios e ferramentas que permitem a reflexão e gestão do percurso profissional (incluindo valores, desejos, atitudes, competências, motivações, sonhos, mudanças, expetativas e objetivos para o futuro); bem como planeamento de atividades de follow-up, disseminação e implementação dos resultados de aprendizagem.
Curso realizado
"Effective career planning strategies for student"
Datas de realização: 4 - 10 julho 2022
Local de realização: Istambul - Turquia
Entidade formadora: Sherlock Edu UG
Conteúdos
Testemunhos
"A mobilidade à Turquia, através da participação no programa Erasmus +, organizada pela Barafunda foi uma experiência vivencial de aprendizagem muito rica e diversificada.
A frequência no curso de formação “Estratégias de planeamento profissional” foi uma excelente oportunidade para desenvolver as minhas competências de comunicação e de trabalho em equipa. Os momentos de partilha, apesar de ser um grupo pequeno, foram muito ricos; indo para além do conteúdo do curso acabaram por resultar numa boa amizade. A temática tratada ao longo do curso permitiu, entre outros aspetos: identificar os diferentes fatores que podem influenciar a escolha de um percurso profissional e que podem contribuir para tomar decisões de forma mais fundamentada; reconhecer quais as competências que conduzem a um melhor e mais eficiente desempenho profissional e, consequentemente, que contribuem para o sucesso de uma organização/instituição/empresa.
Do ponto de vista cultural, foi uma experiência avassaladora; foi possível, após a formação, visitar o magnífico centro histórico de Istambul, as maravilhosas mesquitas, palácios e museus; atravessar o Bósforo e apreciar a paisagem recortada pelo minaretes e cúpulas; caminhar pelas ruas multicoloridas apinhadas de gente; percorrer os movimentados bazares que nos espevitam os cinco sentidos, transportando-nos ao passado mercantil da cidade, onde se mantêm costumes e tradições.
O contacto com as gentes locais revelou-se uma surpresa gratificante; os turcos são pessoas acolhedoras, humildes e calorosas que, apesar da dificuldade em comunicar em inglês, se esforçavam por nos compreender e agradar.
Todos os fatores envolvidos nesta mobilidade, desde a empatia do grupo de trabalho até à maravilhosa e multissensorial cidade de Istambul, contribuíram para que esta experiência tivesse sido um extraordinário desafio!"
Regina Trindade
“Istambul foi sem duvida uma agradável surpresa e uma experiência única.
A possibilidade de fazer formação através do Erasmus+ permitiu não só conhecer outra cultura e uma das cidades mais carismáticas da Europa e da Ásia mas adquirir competências na formação “Effective Career Planning Strategies for Students” promovida pela Sherlock Edu.
Partilhámos experiências entre portugueses, turcos e croatas. Sete dias de uma intensa reflexão sobre a educação e o ensino nos diferentes países e de como educadores, professores e formadores se devem preparar para uma cada vez mais complexa atividade, mas sobretudo de que modo preparar os alunos e formandos, jovens e adultos para e na sua vida profissional.
A possibilidade que me foi dada pela Europa, por meio de um projeto que é verdadeiramente humanista e exemplar no que toca à promoção da interculturalidade foi sem duvida uma das melhores experiências vividas nos últimos tempos.
A par de tudo o que envolvia a formação foi-me dado o privilégio de conhecer Istambul, de perceber cruzamento cultural desta cidade geograficamente localizado num espaço único. A humildade e a gentileza das pessoas, o auxilio e simpatia. Um lugar em que a dimensão do património cultural edificado é um deslumbre para quem se realiza com a observação da beleza estética dos lugares de culto. Onde a dimensão religiosa se encontra nas vestes, nas ações e na cultura do povo mas que ao mesmo tempo se abre por meio da tolerância à vivência e experiência pessoal de cada um. Istambul é uma cidade onde numa pequena área se encontra a Haia Sophia, A Mesquita Azul, o palácio de Topkapi, a Mesquita de Suleiman, o que por si só faz dela uma cidade não apenas da Turquia mas de todo o Mundo.
Esta experiência não seria por certo a mesma sem a companhia da minha querida amiga Regina Trindade, a qual se revelou a melhor parceira de viagem que se poderia desejar. A Nikolina e o Hassan, a nossa companheira croata e o nosso formador turco, foram sem duvidas fabulosos companheiros de estadia e sem os quais a experiência teria sido menos enriquecedora.
Penso ser esta a grande virtude do programa Erasmus+, juntar aleatoriamente pessoas, homens e mulheres, de diferentes identidades e culturas e fazer delas participantes ativos de uma construção de uma comunidade cada vez mais Europeia, mas sobretudo de um mundo mais humanizado.”